domingo, 1 de junho de 2014

BK MANIA na mídia


CONFIRA ABAIXO A REPRODUÇÃO DE UMA ENTREVISTA COM ADRIANO BERNARDINO, PRESIDENTE DO BK MANIA, SOBRE FÃ CLUBES GOSPEL DO "Jornal Tribuna do Interior" PUBLICADA EM 29/05/2014.

-----------------------------------------------------------------------

INTERCESSORES SIM, IDOLATRAS NÃO.
Por Keila Amaral


Umas das atividades mais constantes da internet é a dos fã clubes, entre todos eles, os evangélicos. Eles são apedrejados e chamados de idolatras, mas a maioria deles não passam de admiradores

A idolatria é pecado entre os cristãos e os donos de fã clubes pregam isso lá. Eles criaram seus perfis para divulgar o ministério de cada servo de Deus e reunir várias pessoas que, como eles, amam e oram pelo artista.

Entre as centenas de fã clubes gospel, destaca-se o BK MANIA (Bruna Karla) que em poucos anos de existência já é aclamado por muitos como um dos melhores que existem no meio. O fã clube é comandado por uma equipe de 9 pessoas que são lideradas por Adriano Bernardino, um dos blogueiros mais lidos da internet.

Adriano tem 20 anos e ama o ministério da cantora Bruna Karla. Seu nome surgiu na internet em 2008, mas foi em 2010 que ele ecoou na web após tornar o blog de sua igreja, o Portal Remidos, como um dos mais acessados e queridos do país entre todos de igrejas. Após isso, ele surgiu com o BK MANIA e conquistou de vez a muitos leitores. No currículo dele também conta a entrevista que ele realizou com o cantor Abraão Lima após seus cinco anos de anonimato. Um espetáculo de publicação.

Como administrador ele tem uma explicação certa para a criação desses clubes: “Deveríamos ser chamados de grupos de admiradores, já que o título de fã clube cabe aos seculares. Porém com esse nome não seríamos reconhecidos nunca. Iam dizer: O que é um grupo de admiradores?” E ele completa: “Não somos como os mundanos que guardam guardanapos de papel usados por eles e nem fios de cabelos dos mesmos. Não fazemos coisas assim. Nós oramos pela Bruna! Fã clube é só um nome para que as pessoas nos vejam e já entendam o nosso propósito.”

Acompanhe algumas perguntas respondidas por ele.


Entre tantos, por que Bruna Karla?
Eu a conheci no inicio de carreira e a escolhi para ser minha cantora preferida. Foi em 2001 que eu aprendi a cantar canção ‘Digno é o Cordeiro’, sucesso de estreia dela na época, no grupo de crianças. Pedi o CD emprestado pra minha regente e me apaixonei. Tinha 9 anos. Ganhei o CD dela de presente e passei a cantar na igreja. A canção ‘Deus Tremendo’ foi a primeira música que eu cantei com playback na vida. Tem ideia da importância disso? A Bruna marcou meu ministério de levita, e não deixei de acompanhá-la desde então.

E como o BK MANIA surgiu?
O meu fã clube foi sonhado por mais de um ano antes de vir à tona, mas nos projetos não era para ser um fã clube. Eu não me denominava fã e só curtia os trabalhos da Bruninha como um qualquer, sem muita informação. Quando passei a ser usuário da internet, eu comecei a me afundar nesse universo e aí conheci os primeiros fã clubes dela. Via as novidades postadas e pensavam que eles podiam fazer melhor. Eu dizia: “Ah, se fosse eu passando essa notícia eu não escreveria desse jeito, faria diferente, faria melhor.” Com isso eu resolvi criar um blog para postar as notícias de Bruna Karla, aproveitando que eu já tinha uma ótima colocação como blogueiro, graças aos meus 6 antigos blogs, seria fácil ter leitores. Comecei os projetos do BRUNA KARLA COMPLETA (primeiro nome do blog) e não deu muito certo, precisava de divulgação. Assim criei os perfis nas redes sociais só para postar os links das postagens, mas fui muito além e passei a ter contato com cada seguidor. Passei a ser como os outros fã clubes, só que com blog, e logo modifiquei tudo. Passei então a chama-lo de BRUNA KARLA MANIA e dias depois abreviei apenas para BK MANIA. Hoje o grupo tem várias contas virtuais, dois aplicativos e mais 8 pessoas na equipe.

Qual seu relacionamento com a Bruna?
De fã, apenas. Não tenho nenhum vínculo forte com ela, mas nos conhecemos. Ela sabe quem sou com a mesma intensidade que sei quem ela é. Para você ter uma ideia, no ano de 2012 guardei 4 segredos pra ela que hoje já não são mais segredos. Entre eles o mais especial: Fui o primeiro fã a saber de sua gravidez, ela mesma me disse antes de divulgar a imprensa em geral.

Qual a importância do seu fã clube?
Já fomos eleito, por uma competição realizada por nós mesmo, o melhor fã clube do ano de 2012. Temos hoje a biografia mais completa dela, sorteios e promoções relevantes, além do humor e das paródias que são muito elogiadas. O BK MANIA possui muitos admiradores e fico feliz por isso. É fundamental! O retorno das pessoas através do nosso trabalho é bom. Acho importante a mensagem que levamos da Bruna a todos os que nos leem e nos acompanha. Falamos dela o tempo todo, seja elogios ou criticas, já que ela também é humana e erra.

Como é o trabalho de vocês?
Há dois tipos de trabalhos, o visto e o oculto do público. No trabalho OCULTO cada um faz uma coisa, menor que seja. Minha irmã Bianca Alves é minha auxiliar e me ajuda de todas as formas. O Lucas Felix checa os e-mails pra mim, são 15 e nem rola ver essas coisas. O casal Havillar Sousa e Diana Aguos são os pesquisadores que tietam a vida da Bruna atrás de uma novidade, um pesquisa nas mídias e o outro nos informantes amadores. A Karol Souza cuida dos aplicativos do #QuizBK e monitora passo a passo os participantes. Minha amiga Natalia Araujo é meu espelho, ela comanda fã clubes famosíssimos do Luan Santana e é super conhecida no meio deles; ela me ajuda supervisionando o texto do blog. Já no trabalho VISTO tem o Felipe Bruno e o Filipe Santos que comandam as redes sociais e são os únicos conhecidos pelos fãs.

E o que você faz?
Eu sou o polêmico! Sou autor de todas as matérias do blog e de tudo o que nele há. Eu faço um pouco de tudo o que os outros fazem e sou eu que comando o Twitter do grupo e que respondo as perguntas do Ask.

Já fez alguma loucura pela Bruna?
Fazer loucura é coisa pra idolatra. Nunca fiz nada disso por ninguém. Nunca deixei de viver a minha vida por causa da Bruna Karla. Nunca deixei de ir a igreja, de comer, de descansar porque precisava fazer algo por ela ou para ela. Eu também tenho um ministério como levita e jamais deixei de cuidar do meu chamado para me dedicar ao ministério dela, faço isso quando tenho tempo e por hobby. Da mesma forma são todos da equipe, temos 8 pessoas juntos porque nem todos vão ficar 24hs em função do BK MANIA, eu nem deixo, quando um não está tem outro. O nosso fã clube ficou desativado por tempos justamente por isso, não ida deixar meus compromissos oficiais para tietar alguém. Nunca! Quando deu pra voltar, voltei. No dia que meu ministério precisar de dedicação integral da minha parte eu abandono tudo aqui e, como fã, vou apenas interceder por ela. Não sou preso a isso, graças a Deus.

Mas você já fez alguma coisa por ela em especial? Tem alguma história?
Algumas coisas sim... Já comprei o CD Advogado Fiel original 12 vezes para dar de presente a quem precisava ser ministrado pelas canções. Já discuti com uma garota que no show chamou ela de gorda e, acredite, ela era mais. (Nada contra os gordinhos, eu já fui um.) Já fizemos campanha no SBT e colocamos ela no elenco do Teleton. Já mandei um presente para o Ben, filho dela, quando ele nasceu. Já fizemos, com outros fã clubes, inúmeras homenagens de aniversários... E como história, lembro que em um dos shows dela eu sentei em cima do palco e o Julio, da equipe dela, me disse que se eu subisse de novo ele ia me difamar pra ela e eu prometi nunca mais fazer isso (risos); mas mesmo assim ele ainda me deixou entrar no camarim, ele é da hora.

Já foi chamado de idolatra? O que as pessoas que convivem com você pensam disso?
Nunca! Não fui chamado de idólatra por ninguém por causa disso e espero não ser chamado nunca. Eu discuto! (risos) Eu sou apoiado pelos meus próximos. Meus pais, por exemplo, só falam pra mim parar de comprar CD da Bruna, mais nada, isso porque que eles sabem que eu já tenho todos; mas não podem saber de nada da Bruna que me chamam pra contar. Eles são meus informantes. Se a Bruna tá na TV, até me ligam para ir pra casa assistir! E ainda se gabam pelo BK MANIA. Eles são brunetes também! Na igreja todos já sabem qual é meu assunto preferido e amam falar disso. Se alguém fala: “Bruna Karla” todo mundo já olha pra mim! Aliás, cinco pessoas da equipe congregam comigo, então, são minha turma.

Seu ministério de levita é baseado no ministério da Bruna Karla?
De jeito nenhum! Não me baseio em ninguém, eu tenho meu próprio estilo ao cantar. Minha extensão vocal, barítono, me permite passear pelos graves e agudos e então eu canto de tudo. Vou no agudo da Lauriete e do Jotta A e no grave da Fernanda Brum e do Fernandinho. Não tenho um estilo próprio porque música pra mim é coisa de momento. Eu canto o que Deus me mandar cantar! Mas, claro, não imito cantor nenhum, gritinhos e melismas que eles fazem eu prefiro abolir e fazer do meu jeito.

E tem algum cantor que você não gosta? Por quê?
Aline Barros e Diante do Trono, porque simplesmente não prefiro. E, olha, são justamente os fãs deles que mais envergonham o evangelho. Quem sabe, sabe. Disso eu tô fora, mas não pelos fãs, e sim pelo gosto musical mesmo; apesar de trabalhar com músicas deles em coro, eu, particularmente, não curto.

Qual recado você deixa pra quem condena os fã clubes gospel?
Não generalize jamais! Na política tem gente que é honesta e gente corrupta; nas igrejas tem pastor que rouba e pastor que não rouba; e é da mesma forma em vários lugares e atividades. Existe sim meninos e meninas que morrem por um cantor gospel, discutem pra ver quem é melhor que quem, e passam madrugadas inteiras votando em premiações para ver o cantor levar a melhor. Mas existe gente que é centrada, não só entre os fãs da Bruna Karla, mas entre fãs da Fernanda Brum, Anderson Freire, Arianne, Eyshila e etc. São pessoas que tão ali pra divulgar, mas têm maturidade suficiente pra saber o que agrada e o que não agrada a Deus! Por isso, observe bem antes de julgar.


SAIBA MAIS SOBRE ELE

Adriano Bernardino não se resume apenas em ser blogueiro e brunete. Filho de pastor, ele frequenta a igreja desde seus 7 anos e se consagrou musicalmente por lá. Ele é regente há mais de 9 anos e se especializa para ser maestro. É secretário geral do seu ministério e já foi até professor de escola bíblica dominical para crianças.  Ele é sócio de uma empresa no ramo de construções civis. É preparador vocal em associações e igrejas, barítono em um coral, coreógrafo, bilíngue, designer e cerimonialista. Ele esbanja criatividade, ama a cor laranja, o chocolate Alpino, odeia o recalque e admira As Crônicas de Nárnia.

2 comentários: