quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Análise: COMO ÁGUIA



Um semana após o CD chegar nas lojas, estou divulgando minha análise sobre o álbum COMO ÁGUIA, o novo CD da Bruna que já é um marco na carreira dela. A maior parte das minhas opiniões foram concebidas na primeira vez que ouvi o CD, um dia após o lançamento, mas resolvi escutar inúmeras vezes, com tempo, para argumentar bem meus pensamentos.

Não me considero um profissional da música para analisar nada, sou apenas um fã. E um fã que não acha tudo perfeito. Se você é daqueles que acha que o CD da Bruna é 100%, lamento te dizer, mas você é um poser efusivo. Claro que o que mais importa é a mensagem que o CD traz as nossas vidas, porém é bom prestar atenção em detalhes para que o produto seja mais interessante. Afinal, CD não é só espiritual, é comercial também!

Vale ressaltar que essa é MINHA OPINIÃO e não reflete na opinião dos demais membros da equipe do BK MANIA e muito menos na de vocês. Ok? Sem tumultos!

Vale alertar também que a matéria é grande e não há outro jeito de ser menor. Estamos analisando um CD inteiro. Ok? Sem preguiças!

Vem comigo!



--------------------------------------------------------------

INTRODUÇÃO

O 7º CD inédito de Bruna Karla (O 8º de carreira), é mais um divisor de águas como todo os outros álbuns já lançados por ela, pois marca mais uma etapa do amadurecimento da cantora que começou tão cedo no mundo artístico. A produção musical não reúne grandes surpresas, é comum e básica; diferente dos outros álbuns produzidos ultimamente por outros produtores, que trazem uma modernização incrível recheada de criatividade. Não é culpa do produtor, claro, é de propósito! A ideia é que o CD tivesse uma identidade clean, suave e grandiosa. Conseguiram! Para um produtor novo, Bruno Santos saiu bem e surpreendeu! O projeto gráfico, no entanto, é inovador em relação a outros trabalhos de Bruna Karla, sendo esse o melhor de toda sua carreira. O excesso de azul atrapalhou um pouco, se o tom subisse um pouco mais ela poderia virar o avatar ou o Thalles, mas mesmo assim o departamento artístico da MK Music está de parabéns por todo design.

--------------------------------------------------------------

SINGULARIDADES DO CD

• Primeiro álbum de Bruna após a maternidade
• Primeiro álbum produzido por seu esposo, Bruno Santos.
• Faixas reduzidas de 13 do penúltimo álbum para 12. Sem contar o bônus.
• Composições de Anderson Freire em número reduzido.
• Não há participações de outros cantores.

--------------------------------------------------------------

RANKING DE MELHORES CD'S
(exceto o 'Ao Vivo', de regravações)

1º Advogado Fiel
2º Como Águia
3º Siga Em Frente
4º Aceito O Teu Chamado
5º Vento Do Espírito
6º Alegria Real
7º Com Os Olhos Da Fé

--------------------------------------------------------------

RANKING DE MELHORES MÚSICAS
(exceto a faixa bônus)

1ª Espírito de Deus / Eu Navegarei
2ª Cicatrizes
3ª Coragem
4ª Toca-Me, Pai
5ª Maranata
6ª Pra Ser Campeão
7ª Aviva, Oh Senhor!
8ª Com Minha Fé
9ª Em Meio As Lutas
10ª Como Águia
11ª Deus É Bom Demais Pra Mim!
12ª Bem Aventurado

--------------------------------------------------------------

ANÁLISE DE MÚSICAS
(exceto a faixa bônus)

COMO ÁGUIA
(Anderson Freire, Stefano de Moraes e Bethania de Souza)
"Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão" - Isaías 40:31

A música que deu retorno negativo nas redes sociais é single e título do CD. A música traz em sua composição todo o conteúdo do CD em um ritmo próprio para ela, pois com uma letra tão espiritual a canção não poderia ser tão carregada em sonoridade. O hino é a introdução do CD literalmente, reunindo a mensagem transmitida em todas as faixas pela Bruna no álbum. A mensagem da letra feita pelos três compositores é de que devemos subir para adorar ao Senhor porque Ele é altíssimo, e muitas vezes não estamos prontos para alçarmos voos altos como uma águia e precisamos voltar para pegar impulso e recomeçar. E para subirmos ao encontro DEle é necessário descer em humilhação diante da Sua presença! Apesar de linda, a canção tem excessos de graves, ausência do back vocal e não tem força para single.

Arranjo: 08
Composição: 09
Interpretação: 07


AVIVA, OH SENHOR!
(Anderson Freire)
"Ouvi, Senhor, a Tua palavra e temi; aviva, oh Senhor, a Tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica, na ira lembra-Te da misericórdia." - Habacuque 3:2

O melhor arranjo de todo álbum está na faixa 2, uma música orquestrada. Entre os músicos dessa canção está o violinista famoso e estrangeiro, Atli Ellendersen, que junto com outros músicos sinfônicos deu um show a parte. Arrasaram na escolha! A composição fala de avivamento interior e não de pentecoste como muitos pensaram quando o nome da canção foi divulgada, por isso o arranjo casou com a letra. Mesmo assim a composição é simples e comum; direcionada a grupo de louvores, a música cai no gosto dos jovens e tem tudo pra ficar no repertório das igrejas. No final a qualidade do louvor cai, principalmente após a ponte da canção que ficou a desejar, achei desnecessário aquilo tudo.

Arranjo: 10
Composição: 08
Interpretação: 09



COM MINHA FÉ
(Pr. Lucas)
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. Por que, por ela, os antigos alcançaram testemunho." - Hebreus 11: 1 e 2

A pegada dessa música é intensa, se aproxima de um rock. A característica perceptível a qualquer ser mortal dessa música são os agudos da Bruna que estão em falta em quase todas as faixas. Nessa tem bastante! A composição é clichê, nada de novo, nada de diferente. É uma faixa meio termo, nem lá e nem cá; mas é chiclete e fácil de decorar, você vai ficar cantando ela quando estiver desapercebido sim! Pode crer!

Arranjo: 09
Composição: 07
Interpretação: 10


CICATRIZES
(Pr. Lucas)
"Porque restaurarei a tua saúde e sararei as tuas feridas..." - Jeremias 30:17

'Sou Humano' é você? Anota aí, essa vai virar hit! É a canção escolhida pela própria Bruna Karla como a preferida do repertório. Poderia ser single, não?! Sabe aquela música que faz você remeter a algo doloroso do passado? É essa! Acontece com todo mundo, nas melhores famílias. Não tem quem não ame, talvez ame menos, mas ama. Perfeita até você ouvir melhor e perceber que a estrofe é grave demais e que o arranjo é muito baixo. Isso não deixa o hino feio não, fica lindo, só que no agudo ficaria mais lindo.

Arranjo: 09
Composição: 09
Interpretação: 09


BEM-AVENTURADO
(Dedy Coutinho)
"Bendito serás ao entrares e bendito serás ao saíres" - Deuteronômio 28:6

Poderiam até ter deletado essa canção, mas no fundo ela vai ser necessária pra Bruna. Já sinto ela abrindo os shows dela quando a Turnê Como Águia começar! "Mão no alto! Uhu!" (risos). A letra tem a cara do 'Aline Barros & Cia' e não traz nada de tão edificante aos cristãos do que eles já não saibam. As crianças vão amar cantar essa! A inovação vem na quantidade de músicas como essa, são três! Bem diferentes dos últimos CD's, e isso é bom, pois elas estão bem distribuídas para quebrar o gelo de cada canção.

Arranjo: 08
Composição: 07
Interpretação: 09


PRA SER CAMPEÃO
(Pr. Lucas e Joselito)
"Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." - Romamos 8:37

Essa é uma das favoritas do CD, mas não é tanto. O refrão dá música dá o destaque necessário para que a canção seja linda. A composição em geral fala sobre atitude, decisão e posicionamento do cristão perante sua vida. Ou você vai ou você fica! A mensagem é bonita e o arranjo favoreceu o conjunto da obra. Tá de parabéns!

Arranjo: 09
Composição: 08
Interpretação: 10


CORAGEM
(Junior Maciel e Josias Teixeiras)
"No dia que eu clamei, me escutastes; e alestante com força a minha alma," - Salmos 138:3

A dupla de compositores entra no repertório do CD nessa faixa e assina a maioria das músicas. As melhores composições desse álbum são deles. Bye Anderson! As gravações de Bruna sempre foram as preferidas dos atletas brasileiros, e sinto que muitos usarão essa nova música como trilha sonora de suas competições. A música te dá um ânimo e uma revitalização ao ouvir, é sobrenatural. Apesar de clichê, a canção tinha tudo para ser o single e tem tudo para bombar nas igrejas pentecostais.

Arranjo: 09
Composição: 09
Interpretação: 10


DEUS É BOM DEMAIS PRA MIM!
(Ana e Edson Feitosa)
"Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração." - Salmos 73:1

Eu sei que você sabe que Deus é bom demais! A Bruna, A MK, a Ana e o Edson também sabem que você sabe, mas eles quiseram te lembrar mesmo assim. Essa música causou um recalque alheio porque era desnecessária, mas eu acho ela muito legal. As vezes Deus opera na simplicidade, que é o caso dessa canção. Ela tão simples, tão fácil, tão boba que você não vai esquecer jamais que Deus é bom demais. O coro gruda na sua cabeça como um daqueles sucessos de 'Sandy & Junior' e faz você cantar alucinadamente. As pesquisas comprovam! Para melhorar tinha que ter mais back vocal! O arranjo tá bom demais pra mim assim como Deus!

Arranjo: 09
Composição: 07
Interpretação: 09


ESPÍRITO DE DEUS / EU NAVEGAREI
(Junior Maciel e Josias Teixeira / Azmaveth)
"E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." - Romanos 8:26

Chorei horrores! Sou muito sensível ao Espírito Santo e essa música me quebrantou inteiro. Me acabei de tanta glória! Fui correndo ensaiar ela para cantar na igreja antes que alguém cantasse (apesar de que hoje, no dia dessa análise, eu ainda sou o único da cidade a ter o CD, fato comprovado) e cantei como se não houvesse amanhã (mas houve e aí cantei "Cicatrizes"). Quando acontece a junção com a relíquia clássica "Eu Navegarei", é a coisa mais linda de todo universo. A pessoa que teve essa ideia, da junção, merece um prêmio só por isso gente! Estou apaixonado por essa canção! O defeito está nos graves, pois a Bruna nasceu pro agudo e não discuta. Porém, apesar dos apesares, a beleza do repertório parou aqui e fez morada, Eita glória!

Arranjo: 10
Composição: 10
Interpretação: 10


TOCA-ME, PAI
(Anderson Freire)
"O Espírito de Deus me fez, e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida," - Jó 33:4

A letra dessa canção é profunda, bem característica do Anderson. É uma canção de adoração ao nível extremo e uma das favoritas de todos os fãs! A melodia te envolve, te abraça, da beijinho no rosto e uma piscadinha com o olho esquerdo. Te conquista fácil, por mais que você seja difícil. Você vai ver muita gente cantando essa nas igrejas. Detalhe para o agudo da Bruna na ponte.

Arranjo: 09
Composição: 10
Interpretação: 10


EM MEIO AS LUTAS
(Junior Maciel e Josias Teixeira)
"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? ...nem a altura, nem a profundidade, e nem alguma outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor," - Romamos 8: 35 e 39

Todo CD da Bruna tem uma oração cantada. As canções mais belas e bem empostas de seu CD's são elas. Nessa canção o agudo se sobressai a uma melodia calma e lenta, deixando-a próxima a um estilo acústico com o arranjo forte do violão. Sem dúvidas é uma das composições mais bem produzidas de todo CD; de uma forma que não agrada a muitos, mas que diversifica o repertório.

Arranjo: 10
Composição: 08
Interpretação: 10


MARANATA
(Jill Viegas)
"O Espírito e a noiva dizem: vem! E quem ouve diga: vem!" - Apocalipse 22:17

De todas as canções alegres do CD, essa é a melhor e vem encerrar o CD com chave de ouro (já que a faixa bônus não conta). O coral deu um 'up' com sua participação na canção que trata sobre o anseio da igreja pelo arrebatamento (sem usar essas palavras, tá bem camuflado). O destaque é no final da canção onde o entrosamento da Bruna com o coral permite um encerramento agradável numa batida sensacional no arranjo. Muito boa mesmo! Essa é uma das favoritas com certeza!

Arranjo: 10
Composição: 08
Interpretação: 10



--------------------------------------------------------------

CONCLUSÃO

Considero este o melhor CD da carreira da Bruna, depois de ADVOGADO FIEL, que é outro nível; e é esse porém que causa um erro horrível nos fãs. Não adianta as pessoas cobrarem dela que lance um novo CD ao nível do mesmo, cada momento é um momento. Não é porque ela foi ao auge com um álbum que todos têm que ser assim também. Em 2009, Deus levou Bruna ao ápice para que ele fique sempre lá, mesmo que Bruna jamais emplaque outro grande sucesso, ela sempre estará no auge (não é a toa que ela tem mais de 9 milhões de likes no Facebook) e sempre será um nome forte e positivo na música gospel. O álbum COMO ÁGUIA é completo, variado e espiritual. Ele realmente não é melhor que ADVOGADO FIEL, mas é muito melhor que o penúltimo, ACEITO O TEU CHAMADO. Quer mais que isso?

Nota Final: 09


DEIXE UM COMENTÁRIO ABAIXO!

8 comentários:

  1. Não concordei em nada nada nada. KK. Credo.. Nada ai bate com minha opinião do CD. Nada nada nada.. Tive uma opinião completamente diferente em tudo..

    ResponderExcluir
  2. Amei cada detalhe... Eu cheguei a ficar curiosa pra ouvir o CD...
    #Orgulho!

    ResponderExcluir
  3. Achei Top a análise. .. Fiquei feliz em saber q vc fez esta análise não como um Fã alucinado e pirado mas sim como um crítico.

    Faço de suas palavras as minhas, achei o cd bem top, bom d ++++.. Claro q não ficou melhor que o Advogado Fiel. Oque o popovo não entende é que : O Advogado Fiel foi a maneira que o Senhor encontrou de colocar a Bruninha no meio dos grandes! O Advogado Fiel sempre será o Melhor cd pq foi o Divisor de Águas, então não adianta a galera querer ficar comparando !

    Mas tirando o Advogado Fiel, este cd foi o Melhor

    ResponderExcluir
  4. Adorei a análise! Incrível como sua opinião bateu com a minha. As músicas mais agitadas não gostei muito e também percebi a falta de mais aguda, mas desse jeito dá pra eu cantar quase todas as músicas. Haha

    ResponderExcluir
  5. Análise boa, discordo sobre algumas coisas, mas concordo que Bruna exagerou nos graves e deixou a desejar nos agudos, nada que venha tirar o brilho do CD, pois, na minha humilde opinião se compara ao mesmo tom do Advogado Fiel. ;)

    ResponderExcluir
  6. Muito bem elaborada a Análise, e sem dúvidas CORAGEM será o novo SINGLE !!! e a segunda que mais gostei foi ESPIRITO DEUS/EU NAVEGAREI , já tenho O CD, sou do Nordeste mais comprei em Sampa...tá lindooooooo

    ResponderExcluir
  7. É um crime dizer que esse cd tá melhor que o aceito o teu chamado. O encarte ficou melhor? Ficou! O cd está bom? Está ótimo! Mas nenhuma conseguiu superar "acima da média", "Independencia ou morte" ou "aceito o teu chamado". Fala sério,edita esse ranking!

    ResponderExcluir
  8. Pra mim esse CD está ainda melhor que o advogado fiel, destaque para as músicas cicatrizes, coragem, pra ser campeão e toca-me Pai.

    ResponderExcluir