quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Opinião: ACEITO O TEU CHAMADO

Eu jamais perderia a oportunidade de expressar a minha opinião sobre o CD Aceito O Teu Chamado. Mas nem que a vaca tussa!

Não chamarei isso de uma análise, pois quem sou eu pra analisar alguma coisa? Não sou profissional da música para dar meu veredito então coloco-me no meu lugar. Vou apenas dar a minha opinião de fã e de ouvinte (público), diferente de alguns blogs por aí que falam na cara e não entendem nada de música pra analisar um CD. Okay?

Como fã, não vou apenas defender. Se você acha que o CD da Bruna Karla não tem defeitos, lamento te dizer mas você não é um brunete. Fã reconhece a imperfeição e a própria Bruna já disse que ela é humana e não consegue ser perfeita! Retire-se.

Bom, vamos lá.

------------------------------------------------


CANÇÕES

1 - ACEITO O TEU CHAMADO (Anderson Freire)

Morra vocês pois essa canção foi composta pra mim. Quem nunca se sentiu assim? Já cantei por cantar, já orei sem orar de coração, já fui crente sem ser crente de verdade... mas tô liberto hoje! Essa canção é a mais linda do CD porém não é a mais bela. Hãn? A MK não acertou em coloca-lá para abrir o repertório, geralmente a introdução da primeira música tem que convidar você a ouvir o CD todo e essa não faz isso. Entretanto, ela é linda nesse violão acústico e nesse grave que a Bruna domina.

Composição: 10
Arranjo: 10
Interpretação: 10
Aproveitamento: 100%


2. EU NÃO ABRO MÃO (Junior Maciel e Josias Teixeira)

As duas primeiras estrofes mostram os cacos vocais de Bruna Karla, aquelas puxadas a cada final de frase no estilo caloura de Alegria Real deixaram a desejar. A coisa fica boa quando entra o refrão, a terceira estrofe, o interlúdio e tudo! Gostei do pop, do back vocal que deu um show, do coro que é cantado falhado e da querida fazendo melisma. Show para single. Show para grupos de louvores.

Composição: 9
Arranjo: 10
Interpretação: 7
Aproveitamento: 87%


3. DEIXAR A LÁGRIMA ROLAR (Emerson Pinheiro e Klênio)

Parece uma música romântica, mas é para Deus. Não tem como não decorar o coro em 20 segundos e sair cantando pela casa, pela rua, pelo ônibus (não pera). O agudo suave da Bruninha me fez ter um colapso de me gusta e quase chorei. A composição é fraca só que é o suficiente pra conquistar os adoradores. Que delícia essa faixa.

Composição: 9
Arranjo: 9
Interpretação: 10
Aproveitamento: 94%


4. NÃO HÁ NADA, MAS HAVERÁ (Emerson Pinheiro)

Essa faixa me surpreendeu. Parece mais uma música normal até o agudo no responderá. Que louco! Quando o coral entra na música eu percebo a diferença que faz a produção vocal do Jairo Bonfim, realmente ele entende, a Bruna fez bonito com o Renova Soul. Nessa parte identifico a música com os norte-americanos que costumam cantar assim, do mesmo modo, não há quem não perceba a semelhança com "Pai, Eu Confiarei" que é uma versão de uma canção americana.

Composição: 9
Arranjo: 10
Interpretação: 10
Aproveitamento: 97%



5. DÁ-ME OUTRA CHANCE (Davi Fernandes e Jill Viegas)

Essa canção contém a introdução mais linda de todo o repertório, seria a ideal para ocupar a faixa 1, mas enfim. Ela é calma, devagar quase parando e boa pra dormir! Sério. Juro que eu dormir ouvindo esse hino no fone de ouvido na minha cama, mas acordei com o grito da Bruna aos 3 minutos e 24 segundos. Ual!

Composição: 8
Arranjo: 10
Interpretação: 9
Aproveitamento: 90%


6. TRANSPORTANDO TUA GLÓRIA (Davi Fernandes e Renato César)

Logo que li o nome pensei que viria pentecoste e não veio. Até que a composição é de pentecoste, mas o Emerson tinha que fazer um pop nessa canção e deu no que deu. Desse jeito eu não consegui sentir unção nenhuma e o reteté passou lá no CD da Andrea Fontes, haja! Não gostei disso. Alias, a voz da Bruna sumiu muito, tem hora que nem dá pra ouvir.


Composição: 10
Arranjo: 7
Interpretação: 8
Aproveitamento: 84%


7. NA MIRA DE DEUS (Anderson Freire)

Teve gente que disse que essa canção veio encher linguiça. Coitados! Essa canção é uma das mais legais e interessantes do álbum  A única música animada de todo repertório, faltou mais. Ocupando a faixa 7, ela veio quebrar o gelo das 14 músicas ficando no meio, show. A introdução do back vocal, a voz alegre da Bruna, o tema da música também sobre chamado, etc. Amei! Estou também na mira de Deus.


Composição: 10
Arranjo: 10
Interpretação: 10
Aproveitamento: 100%



8. ACIMA DA MÉDIA (Anderson Freire)

Receba um tapa na cara com essa linda composição. Essa canção realista veio despertar muitos que dormem e não percebem o que está acontecendo. Julgar, criticar e ignorar os outros é fácil, quero ver ser exemplo. É isso que essa música vem mostrar, uma das melhores do CD, tá demais ela. Gostei forte! Ninguém é melhor que ninguém no reino de Deus. Indiscutível qualquer etapa da música, tá perfeita.


Composição: 10
Arranjo: 10
Interpretação: 10
Aproveitamento: 100%


9. NENHUM MISTÉRIO (Anderson Freire)

Temos uma sequencia incrível de canções belas nesse CD! Achei ela meio termo, nem lá nem cá, porém forte. Uma melodia simples e uma letra que conta realmente o que a igreja precisa hoje: Cura. E é uma cura no corpo, na alma e no espírito. Apesar disso, não a considero uma canção favorita.


Composição: 10
Arranjo: 7
Interpretação: 10
Aproveitamento: 90%


10. SÓ DEUS SABE (Junior Maciel e Josias Teixeira)

Composição linda. Interpretação normal. Arranjo comum. Apesar disso tudo é uma das favoritas e uma das mais repercutidas dentro das igrejas.


Composição: 10
Arranjo: 7
Interpretação: 9
Aproveitamento: 87%


11. INDEPENDÊNCIA OU MORTE (Anderson Freire e Dedé de Jesus)

Batam palmas! Linda é pouco! Cara, que fantástica essa letra com a expressão "Tetélestai". É uma composição rica em detalhes que levam esta palavra ao seu significado (está consumado) e a seu uso natural  na época de Jesus (em libertar um escravo). Na música isso se junta quando mostra Jesus a consumar seu sacrifício e nos libertar da escravidão do pecado. A melodia é linda e mostrou a nossa mezzosoprano arrasando com graves e agudos em apenas um refrão. Gamei nessa!


Composição: 10
Arranjo: 10
Interpretação: 10
Aproveitamento: 100%


12. POR TUAS MÃOS (Rodney Santos e Davi Vianna)

Essa é uma oração cantada e merece uma sonoridade mais calma como toda oração. Algo que realmente toque no nosso coração e nos faça procurar a Deus. Por isso é bonita. A música atende a todos os critérios exigidos só que não é uma das favoritas.


Composição: 10
Arranjo: 10
Interpretação: 10
Aproveitamento: 100%



13. TRANCADO NO QUARTO (Anderson Freire)

Emocionante. Essa música veio quebrar paradigmas e lembrar-nos da preocupação que devemos ter com as crianças. É perceptível a emoção na voz da Bruna, parece que ela cantou chorando. Não é fácil falar de crianças depois do que ela passou e esse momento ela dedicou com uma homenagem à elas, fofas e indefesas. Não gostei da participação das crianças, me perdoem mas eles estragaram a canção. Que desafinação! Que bagunça foi essa? Faltou mais ensaios com ela, porque a culpa não é delas em cantar assim. Acho que o Jairo não foi a gravação naquele dia, só pode! Além disso, faltou o mesmo entrosamento que a Bruna tem com o Renova Soul com as crianças na voz, não ficou agradável isso. Vacilaram.


Composição: 10
Arranjo: 10
Interpretação: 7
Aproveitamento: 90%


14. POSSO SER FELIZ (André Freire e Dani Malheiros)

Aham! A música entrou no repertório para meu desespero! Porém, gostei. Quem sabe, sabe e sabe mais que a MK alterou algumas coisinhas lá. Cadê o autotune agora ein? Rá! Pelo menos o defeito artificial falado em uma das minha matérias não existe mais. Quem canta agora essa música é a verdadeira Bruna Karla. Me senti ouvido, ou lido, tanto faz.


Composição: 10
Arranjo: 9
Interpretação: 9
Aproveitamento: 94%

------------------------------------------------


PROJETO GRÁFICO:

Arte: 10
Ficou ótimo o design de todo o CD. Amei os selos, o folha pautada, os cartões postais, tudo.

Fotos: 8
Repetição de fotos não dá né? Sem contar que escolheram fotos muito parecidas uma das outras e eu sei que tinha fotos mais bonitas naquele ensaio.

Fontes: 7
Logo a fonte Courier para o encarte? Ah, ficou feio e não casou com a arte do CD. A Marina acerta na capa e erra no resto. Eee Marina!







3 comentários:

  1. concordo completamento , pra mim a mais linda é deixar a lágrima rolar !

    ResponderExcluir
  2. Bruna Arrazou + uma vez !!! Gosteii muito do cd novo da Bruninha,músicas lindas d+ minhas favoritas são:Acima da média,e Independência ou morte.

    ResponderExcluir
  3. Concordo,tem blog por aí q fala na cara, mas ñ entende nd, nem de música e nem de assunto nenhum só serve msm, prá esculhambar os cantores, e qnt ao CD, gostei, a Bruna Karla tá com a voz bem bonita nesse álbum, em tds na realidade, e as músicas tbm são muito bonitas, são pra ouvor e meditar, ao todo o CD tá muito bom, só não gostei da fonte do encarte tbm, e não foi a Marina q fez a capa, foi a NaMassa Produtora, paz a tds!

    ResponderExcluir